Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: Cultura Japonesa: Hinamatsuri, o dia das meninas no Japão

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

terça-feira, 2 de junho de 2009

Cultura Japonesa: Hinamatsuri, o dia das meninas no Japão

Hinamatsuri Pictures, Images and Photos

As famílias japonesas comemoram o dia das meninas montando altares com bonecas para pedir saúde e felicidade às garotas
por Redação Made in Japan
03.03.2009

Em Tomisaki, na província de Ehime, foi construído um altar gigante com centenas de bonecas Em Tomisaki, na província de Ehime, foi construído um altar gigante com centenas de bonecas O Dia das Meninas, que acontece todo dia 3 de março, no Japão, teve diversas comemorações por todo o território nipônico. Neste dia, costuma-se pedir que as meninas cresçam com saúde e consigam arranjar um bom casamento, quando crescerem.

Conhecido também como Hinamatsuri, a data tem como ritual a montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan, onde são dispostas bonecas, que representam a família imperial, os serviçais e os músicos.

Todos vestidos com trajes tradicionais do período Heian (794 - 1185). Mas em Tóquio, meninos e meninas, vestidos com trajes típicos japoneses, montaram um altar vivo.

Boneco do presidente dos EUA Barack Obama enfeita um dos hinadanBoneco do presidente dos EUA Barack Obama enfeita um dos hinadanJá a companhia aérea JAL resolveu inovar e fez um vôo especial com suas funcionárias mulheres. O único homem da tripulação era o piloto.

A empresa tem 81 mulheres que trabalham na manutenção dos aviões, 31 atendentes de bordo e 4 co-pilotas. Segundo a companhia, é possível que uma mulher seja promovida a capitã de vôo, mas ainda não há uma data prevista.

Hina Matsuri no Brasil
Os brasileiros também poderão sentir a alegria dessa festa. Isso porque o Pavilhão Japonês, em São Paulo, organizará o 5º Festival Hinamatsuri, nos dias 7, 8 e 11 de março, das 10h às 17h.

O evento terá exposição de kokeshi, bonecas tradicionais japonesas de madeira, e dois conjuntos de Hinadan. A música fica por conta da apresentação de koto com o Grupo Seiha da professora Tamie Kitahara.

Os visitantes ainda poderão participar de oficinas de origami e oshibana (arte com flores desidratadas e prensadas), brincadeiras tradicionais e ter a chance de tirar fotos vestindo quimonos tradicionais.

Nenhum comentário: