Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: O que é Mecha?

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O que é Mecha?

Mecha Centurion Pictures, Images and Photos

Um mecha (abreviatura de mechanic, que em inglês significa mecânico) é um robô gigante (geralmente bípede) controlado por um piloto ou controlador, comuns em algumas obras de ficção científica, mangá e anime. Um mecha geralmente é uma máquina de guerra ou combate com pernas, cujos principais oponentes são monstros gigantes ou outros mechas. Geralmente são construídos em formato antropomórfico (de ser humano) ou de animais.

Neko Mecha Pictures, Images and Photos

Existem dois jeitos de se pronunciar mecha: Mecha (メカー Mekā) em estilo ocidental ou Mecha (メチャ Mecha) no estilo oriental.

pink mecha Pictures, Images and Photos

Como o uso dessa palavra é de origem japonesa, a palavra mecha pode tanto ser singular quanto plural. No entanto, não é incorreto usar mechas para o plural, o que ocorre nesse artigo. Também existem as formas mech (singular) e mechs (plural).

giant mecha in ur house Pictures, Images and Photos

Considera-se que a primeira aparição de um mecha ocorreu na novela "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, na qual os marcianos pilotam naves trípedes similares a muitos mechas atuais.

phantom exia 5 Pictures, Images and Photos

O conceito de mecha está intimamente relacionado ao de exoesqueletos na ficção científica, que seriam estruturas vestidas por uma pessoa capazes de ampliar seus movimentos ou conferi-la mais força. A diferença é que um exoesqueleto é "vestido" pelo piloto (em volta do corpo e imitando seus movimentos), enquanto um mecha é pilotado por controles ou mentalmente.

Heero and Relena Pictures, Images and Photos

O gênero mecha de anime
No contexto do anime, também se chama de mecha às produções em que mechas e seus pilotos são os principais personagens. Esse gênero também se tornou popular em séries de ficção científica japonesa, conhecidas como tokusatsu, e levou a produção de grandes linhas de brinquedos inspirados nos mechas.

sakura wars Pictures, Images and Photos

O público-alvo desses animes são jovens e adultos do sexo masculino, mas há uma grande variedade de histórias sobre mecha abrangendo vários gêneros e estilos. Características comuns do gênero são o combate ao mal, os pilotos de idade adolescente em profusão e o uso de gritos e bordões para controlar os mechas.

- Gundam Wing - Pictures, Images and Photos

O gênero iniciou-se com o mangá Tetsujin 28-go de Mitsuteru Tokohama em 1956, que foi animado em 1963. Considera-se que popularidade dos mecha, no entanto, começou com o surgimento da série Gundam em 1979, que deu origem a vários programas e séries animadas. Algumas séries de mecha tornaram-se bastante populares por todo o mundo, como Neon Genesis Evangelion e Super Sentai, dando origem até a paródias como no webcomic Megatokyo.

buscar Pictures, Images and Photos

Jogos
Vários jogos, tanto videogames quanto jogos de computador, contam com a presença de mechas. Considera-se que mechas sejam populares no âmbito dos jogos devido a suas características de força e poder. Alguns jogos de tabuleiro, como Battletech, também giram em torno do universo dos mechas.

Zone of the Enders Pictures, Images and Photos

Alguns dos principais jogos eletrônicos que incluem mechas são Zone of the Enders (para Playstation 2), Macross, MechWarrior, MechCommander e Earthsiege. O jogo de RPG Xenogears (Playstation 1) e os jogos da série Xenosaga para o Playstation 2 têm em suas histórias os mechas, fazendo com que estes jogos lembrem um pouco os animes.

CYBORG Pictures, Images and Photos

Filmes
Alguns filmes, geralmente versões em longa-metragem de animes do gênero, lidam com mechas em sua história e os têm como personagens.

Os mechas também são citados (como meca) em Inteligência Artificial, um filme de Steven Spielberg, embora em outro contexto: a palavra meca é usada para descrever andróides, em oposição a seres orgânicos (orga).

anime girl with badass room Pictures, Images and Photos

Mechas específicos na mídia
A seguir estão listados nomes dos mechs mais conhecidos em mídias (jogos, RPGs, animes, mangás, filmes e outros).

All- Terrain (tipos de veículos) - Guerra nas estrelas
APU (Armored Personal Unit) - Matrix (filmes)
Autobots (robô autômato e inteligente) - Transformers (desenho)
Battroid - Macross (anime)
Bioman - Bio Robô
Changeman - Change Robô
Crise Suit - Warhammer 40000
Decepticons - Transformers
Evangelion (espécie de mecha biológico)- Evangelion (anime, mangá)
Flashman - Flash King e Titan Júnior
Goliath - Starcraft
HAR (Human-Assisted Robot) - One Must Fall
Herc, HERCULEAN (Humaniform-Emulation Roboticized Combat Unit with Leg - Articulated Navigation) - universo Starsiege (videogames)
Jaspion - Daileon
Jiraya - Deus Jiray
Kbot- Total Annihilation
Knightmare - Code Geass
Liveman - Live Robo e Live Boxer
Magitek (Magic-Based) Armor - Final Fantasy
Maskman - Great Five e Galaxy Robô
Mech - universo Mechwarrior (RPG, videogames, etc...)
MechQuest - Jogo RPG de mechas no ano de 3008-3009.
Mobile suit - Gundam
Nirvash - Eureka Seven
Powered Suit - Tropas Estrelares
Sharivan - Grand Bus
Solid Armor - Detonator Orgun
Spielvan - Deffender
Veritech - Macross
Zegapain - Altair

Mecha Maid Pictures, Images and Photos

Aplicações reais
Apenas recentemente começamos a criar robôs com pernas com mobilidade razoável, e mesmo assim ainda se está muito longe para uma mobilidade equiparável a humana. Portanto, poucos testes sérios foram feitos para se criar um mecha real, e todos eles lentos ou desajeitados demais para uma aplicação prática eficiente. Portanto apenas a imaginação e suposições podem explicar se mechas são possíveis, em questão de vantagens e ao custo de uso.

Genia_II Pictures, Images and Photos

Muitas pessoas acreditam que não, pois sempre haverá veículos mais específicos que serão mais baratos e executarão o trabalho igual ou melhor, como por exemplo mechas militares contra tanques e helicópteros, ou mechas de construção contra guindastes.

Bleach Pictures, Images and Photos

Porém, deve-se considerar as vantagens da mobilidade de um ser humano (ou uma aranha) contra a mobilidade de veículos de rodas. Um veículo terrestre com pernas certamente alcançaria áreas intransponíveis para outros veículos terrestres. Com isso permitiria a locomoção em áreas de difícil acesso a tanques, ou um movimento mais fácil na superfície pedregosa de Marte, por exemplo.

Mecha Pictures, Images and Photos

Além disso, a robótica já beneficia inúmeras áreas com o uso de braços mecânicos, e seu uso na área de construção permitiria um transporte e posicionamento de estruturas melhores do que a de um guindaste.

mecha Pictures, Images and Photos

Tudo isso dependerá apenas de pesquisas futuras na área da robótica, barateamento de custos (materiais, componentes robóticos, etc...) , e de pesquisas e testes quanto a viabilidade de um veículo com pernas.

Nenhum comentário: