Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: O que é Tokusatsu?

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que é Tokusatsu?

tokusatsu agito Pictures, Images and Photos

O termo tokusatsu vem de "tokushu kouka satsuei", que significa "filme de efeitos especiais". Ao longo dos anos, tokusatsu se tornou uma definição para um gênero de produções live-action japonesas (séries de ação com atores reais), e ganhou vários tipos de categorias, definidas pelo tipo de herói que o representa. Porém, nem toda produção live-action japonesa é chamada de tokusatsu.
As séries tokusatsu no Japão são feitas para todas as idades, algumas mais infantis outras mais adultas, mas todas trazendo mensagens de justiça, amizade, respeito, bondade e coragem.

stock Pictures, Images and Photos

No Brasil

Por aqui nós conhecemos muito bem essas séries. Tivemos séries que fizeram muito sucesso como National Kid, Ultraman, UltraSeven, Spectreman e os filmes de Godzilla. Mas sem sombra de duvidas o auge deste gênero aqui no nosso país foi nos anos 80, que nos trouxe dois dos maiores ícones da cultura pop Brasileira, Jaspion e Changeman. Graças a essas séries aconteceu uma grande "explosão" de lançamentos de tokusatsu no Brasil, como Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Lion Man, Jiban, Winspector e os policiais do espaço, Gavan, Sharivan e Shaider.
As principais produtoras destas séries no Japão são: Toei Company, que é responsável pelas categorias mais famosas de tokusatsu como super sentai, metal hero e kamen rider. A Tsuburaya dona de toda a família Ultra. E a Toho, que é a responsável pelos filmes de Godzilla e séries como Cybercops. Hoje existem algumas produtoras mais novas como a Shochiku produtora da série Ryukendo.

KR Super-1 Pictures, Images and Photos

No resto do mundo

As séries tokusatsu fazem sucesso por tudo o mundo, França, Portugal entre outros paises. Em 1992, o empresário Haim Saban que já conhecia o sucesso destas séries pelo mundo, e havia tentando emplacar algumas delas nos EUA, sem muito sucesso, criou a Saban Enterteinament ao lado de Shuky Levi e compraram os direitos da série super sentai do ano ZyuRanger.

pOWER rANGERS Pictures, Images and Photos

Assim nasciam os Power Rangers

Até hoje sai um sentai no Japão no ano seguinte é lançado uma série Power Ranger, onde eles aproveitam o visual das séries, as cenas de ação e tudo mais e trocam as cenas dos atores nipônicos por atores norte americanos. Não foi apenas o gênero sentai que sofreu estas "multilações", o gênero kamen rider (Black Kamen Rider) e metal hero (Jaspion) também ganharam suas versões americanizadas como VR Troopers, que utilizou as séries Metalder, Spielvan e Shaider como base, e Masked Rider que utilizou a série Kamen Rider Black RX, todas de grande sucesso aqui no Brasil e outros países. Existem também algumas outras séries que foram usadas para serem adaptadas em versões americanas, tais como Jyuukou B-Fighter (Beetleborgs) e Denkou Choujin Gridman (Super Human Samurai).

Power rangers Pictures, Images and Photos

Ainda bem que eles desistiram de usar outros gêneros da Toei para fazer versões americanas. Já pensou se VR Troopers fizesse o mesmo sucesso que Power Rangers fez no mundo? Nem preciso falar qual outra série amada pela nação do futebol iria ser usada né!? Hoje por mais que sejam odiados por alguns fãs, estas séries fazem muito sucesso no Brasil e nos resto do mundo, inclusive no Japã! E sim, fazem parte do gênero tokusatsu, para esta categoria nós deixamos o nome de "Mutilações" (rs). Lembrando que as empresas japonesas também lucram com estes tipos de série, e que fica restrito apenas ao Japão ver as versões originais das séries com os direitos comprados por empresas americanas. Hoje graças a internet podemos assistir as séries dos nossos heróis favoritos.


O Tokusatsu é divido nas seguintes categorias:

Changeman or Myth Rangers 2 Pictures, Images and Photos

Super sentai (Super equipe ou super esquadrão): Equipes com 5 (ou mais) integrantes, sendo um de cada cor, sempre liderados por um integrante vermelho. Costumam ter veículos que se transformam em um robô gigante. Foi iniciada com Gorenger nos anos 70. No Brasil foram exibidos Google V 1982, Changeman 1985, Flashman 1986 e Maskman 1987.

Jaspion Pictures, Images and Photos

Metal hero: Heróis com visual metálico, portados com veículos futuristas e espadas-laser. Iniciado em 1982 com a série Gyaban. Dentro desta categoria temos algumas divisões como a Rescue Heroes iniciada com a série Winspector em 1990. No Brasil foram exibidos Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Kamen Rider Kaixa Pictures, Images and Photos

Kamen rider (Motoqueiro mascarado): Persongens mutantes em forma de inseto criados por Shotaro Ishinomori (por sinal o criador do gênero super sentai e de inúmeras séries tokusatsu). No Brasil foram exibidos Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX.

ultraman Pictures, Images and Photos

Ultraman: Heróis gigantes quem vem de outro planeta e usam seres humanos como hospedeiros. No Brasil foram exibidos Ultraman, Ultraseven, O Retorno de Ultraman e Ultraman Tiga.

Mighty Spectreman Pictures, Images and Photos

Kyodai (Hérois gigantes): Séries com heróis gigantes. No Brasil foram exibidos Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.

Godzilla Pictures, Images and Photos

Kaijuu (Montros gigantes): Séries ou filmes que apresentam monstros gigantes como protagonistas. O gênero se inicia em 1954 com o filme Godzilla (originalmente Gojira), o mais famoso de todos os Kaijus. Dentre outros estão Mothra, Gamera e King Kong (Sim! Há uma versão nipônica do famoso gorilão americano.)

Live Action Transform Sailor Moon Pictures, Images and Photos

Henshin (Transformação): Henshin significa "transformação", esta categoria se encaixa para as séries que não fazem parte de nenhuma categoria citada. No Brasil foram exibidos National Kid, Lionman, Machineman, Bicrossers, Cybercops e Patrine.
Hoje também temos inúmeros animês e mangás que ganham suas versões live-action, e algumas destas produções se encaixam no gênero tokusatsu, nesta categoria, um exemplo é a série live-action de Sailor Moon (vale lembrar que alguns gêneros famosos de tokusatsu começaram no mangá, como os kamenr riders, por exemplo).

Produções fora do Japão

France Five Pictures, Images and Photos

Existem produções tokusatsu fora do Japão também. Podemos destacar trabalhos de fãs como France Five (França), Insector Sun (Brasil), Blast Rangers (Brasil), Defender (Brasil) entre outras.

VectorMan Pictures, Images and Photos

Em outros paises também existem produtoras que copiam gêneros já famosos dos tokusatsu e criam suas próprias séries como: Erexion (Nipo-Coreana), Sport Ranger (Tailândia), Hannuman (Tailândia), Vectorman (Coréia do Sul), Galact Knight (Coréia do Norte) entre outros.

As séries tokusatsu continuam fazendo sucesso pelo mundo até hoje.

Fonte: www.tokusatsu.com.br

Nenhum comentário: